sexta-feira, 1 de abril de 2011

Felicidade

Durante muito tempo questionei se felicidade é ter ou ser, ou ainda, se era simplesmente um estado de humor. Bem, felicidade não é alegria, esta é uma emoção. Esta sim é um estado de humor. Ter o que, no imaginário da sociedade capitalista, é uma vida em passárgada também não é exatamente felicidade. Quero dizer, Salomão teve muito dinheiro, poder, sexo e concluiu que tudo era como correr atrás do vento. Encontrou felicidade na fé. Mas esta em si também não é a felicidade. Aí é que está, o que é felicidade para um não é para outro. É aí que vem o grande insight: Felicidade é agir, de maneira geral, para produzir consequências prazerosas para você. Quando você age para evitar um desprazer, fugindo de algo aversivo a você, você se torna infeliz. Nesse contexto, dinheiro pode ser felicidade se produzir consequências boas para você. Espiritualidade também. Por outro lado, se voce busca dinheiro apenas para evitar ficar endividado e não para ter mais lazer e prazer na vida, você se torna infeliz. Da mesma maneira que se você tem fé apenas para não ser condenado pelas leis divinas, você se torna muito infeliz. O problema é que agimos das duas maneiras o tempo todo. Portanto, não há como ser totalmente feliz, posto que dependemos dos outros para isso. Mas, é necessário que os seu principais comportamentos sejam para produzir consequências boas para você e não para evitar consequências ruins. Este é, nas minhas palvras, o conceito behaviorista de felicidade, que para mim faz muito sentido.

4 comentários:

  1. Adorei o texto. Sua linha de raciocínio é ótima! Bjs e continue assim. :D

    ResponderExcluir
  2. Samuel, felicidade é um estado de espírito, é estar bem consigo mesmo. E, dificilmente vc conseguirá isso sózinho.

    ResponderExcluir
  3. Concordo sr. José, porém este estado de "espírito" só é atingido quando suas ações vão de encontro a algo que seja bom para você. Não importa o que se faz, mas sim o porque se faz.

    ResponderExcluir
  4. Mano, parabens pelo Blog!
    Esse texto me fez refletir sobre os bons e os maus momentos que vivi. A maioria dos maus momentos foram causados pelos meus vacilos!

    ResponderExcluir