segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reflexões acerca da perpetuação da espécie

ABSTRACT

Tendo em vista que na contemporaneidade o macho da nossa espécie, homo sapiens, tem dificuldades para lidar com a fêmea da mesma podendo comprometer, a longo prazo, a perpetuação da espécie segue algumas considerações biopsicofilosóficas sobre tal problemática:

I- De como manipular o calendário
A fêmea de nossa espécie é um ser tão maravilhoso quanto complexo. Se faz necessário, nesse sentido, seguir algumas premissas. É necessário, a priori, ter memória elefântica para ter êxito ao lidar com tamanha complexidade. Nesse contexto, deve-se lembrar de todas as datas comemorativas: Aniversários da primeira semana, mês, ano e dia dos namorados, além da data de quando se conheceram e se possível presentear com flores e ou chocolates em todas estas datas. É muito importante lembrar também da data de coisa alguma e dar um mimo para a fêmea amada, pois ela entende que só é bem amada quando o macho sapiens dá um mimo sem nenhuma obrigação.

II- Das diferenças biológicas
É necessário também, saber que o macho e a fêmea sapiens apresentam diferenças biológicas fundamentais. Exemplo: o macho sapiens evoluiu de primatas caçadores, esta função exigia concentração por isso o macho sapiens não consegue se concentrar em mais de um estímulo ambiental e consequentemente não consegue executar duas tarefas simultâneamente. Práxis que a fêmea sapiens executa sem esforço e com notável elegância. Isto porque a fêmea sapiens evoluiu de colhetoras que precisavam colher, cuidar dos filhotes e se comunicar com outras fêmeas tudo ao mesmo tempo. Isso também lhe conferiu maior número de palavras do que o homem. Assim, quando a fêmea amada disparar uma metralhadora de informações sobre seu dia no trabalho escute-a atentamente ( escutar significa, neurofisiológicamente, processar a informação sonora e não apenas registrar o som). O macho sapiens consegue manter-se atento por... cinco minutos. Faça melhor que isso, faça comentários demonstrando interesse. Cuidado, a fêmea sapiens costuma fazer perguntas capciosas à fim de, em termos gaúchos, te pegar no pulo. Dada a devida resposta a fêmea sapiens se sentirá amada e segura garantindo assim o amor ( leia-se cópula caso utilize este artigo pseudo-científico como referência bibliográfica para trabalho acadêmico) e a consequente perpetuação da espécie. Outro caso corriqueiro, é quando o macho sapiens está desfrutando da alta tecnologia contemporânea: a T.V. E sua amada fêmea sapiens precisa ( repare que o termo não é quer) dar vazão aos milhares de acontecimentos do dia, comentários minunciosos que fizeram sobre ela, idéias para o fim de semana, mortes e nascimentos relacionados a amigos e vizinhos sapiens. Idéias que transbordaram de seu hipocampo (parte do encéfalo reponsável pela memória) para o cortéx pré-frontal (a grosso modo é a consciência).Nesse caso como o macho sapiens só consegue focar em um estímulo geralmente ele não escuta a fêmea sapiens amada acarretando conflitos e comprometendo o futuro da espécie. Portanto desligue o aparelho de alta tecnologia contemporâneo (você pode fazer isso outra hora, a perpetuação da espécie é mais importante) e abra bem as orelhas internas.

III- Das opiniões implícitas
A fêmea sapiens contemporânea vem ganhando autonomia e provavelmente irá querer dividir as contas com o macho sapiens. A priori, isto parece ótimo para o macho sapiens. Porém pode estar implícito em tal gesto um desejo ( termo que designa um querer mais profundo que a vontade e portanto inconsciente) de que o macho sapiens seja um bom cavalheiro e pague toda a conta com seu cartão de crédito sapiens. Isto ocorre porque a fêmea amada quer ser protegida pelo macho sapiens, em nossa conteporâneidade a proteção se dá por meio do dinheiro sapiens do macho de nossa espécie. Provavelmente ela não sabe que é isso que ela deseja, pois, sob a luz da psicanálise, provavelmente este é um desejo de seu id ( instância psiquica responsável pelos desejos mais primitivos). É justo que o macho sapiens pague toda a conta sapiens, pois a fêmea sapiens tem mais necessidades que ele. Exemplo: O macho sapiens precisa de: desodorante, gel e sabonete. Pronto, já está preparado para seleção sexual. Já a fêmea sapiens precisa de: perfume, xampus, condicionadores, lápis de olho, rímel, batom, brincos, corrententinhas, cremes para cada parte do corpo etc etc etc. Isto porque, teórico-moralmente, é a fêmea sapiens que deve ser cortejada. Assim o macho sapiens deve sempre ajudá-la  a ficar atraente garantindo o aumento do nível de testosterona e em consequência a perpetuação da espécie.

VI- Das considerações finais
Existem outras inúmeras teorias para bem lidar com a fêmea sapiens, mas que ficará para outro artigo pseudo-científico posto que não quero cansar o prezado leitor. Vale ressalvar, que o mais importante é se comunicar, ainda que o casal sapiens fale línguas diferentes, atentando-se para as entrelinhas. Não é raro um "não" ser um "sim" bem disfarçado na dialética da fêmea sapiens. Seguindo a risca as dicas desse artigo pseudo-científico o macho sapiens será altamente recompensado pela sua amada fêmea sapiens com beijinhos, carinhos, comidinhas e amorzinhos. Assim a espécie será preservada e poderá continuar evoluindo sem maiores complicações.

Um comentário: